PR preocupado com funcionamento do Hospital Provincial de Nampula
No contexto de visita de trabalho que efectua à cidade de Nampula, o Presidente da República, manifestou preocupação relativamente ao funcionamento do Hospital Central daquela província.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que está preocupado com a situação de cobranças ilícitas no atendimento no Hospital Central de Nampula. O Chefe de Estado, disse que tem recebido reclamações sobre esta situação.
Nyusi quer que no último encontro, que terá com os membros do governo provincial em Angoche, as autoridades do sector de Saúde esclareçam o que está a acontecer.
“Os médicos passam muito mais tempo nos hospitais privados e quando atendem no Hospital Central, recomendam aos pacientes para irem ter com eles nos hospitais privados. Confirmam? Se sim, o que estão a fazer ? ….. como se não bastasse, há também problemas de cobranças ilícitas e até evocam clínicos estrangeiros. O que está a acontecer na gestão do Hospital Central de Nampula? Cresceu a morte de pessoas nos hospitais; de 4.1 internados que morreram em 2015, em 2016 morreram 5.3. É para termos medo de ir ao hospital? Qual é a explicação?” , frisou o Presidente da República.
Noutros desenvolvimentos, Filipe Nyusi, disse que também está preocupado com a existência de inspectores de Trabalho desonestos na província de Nampula.
“Um dos problemas que está em Nampula, são os sectores de Trabalho burladores; os empresários do sector privado andam com medo…... Qual é a situação? Parece que em vez de ajudar, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social vão à caças bruxas ou a procura de dinheiro. Mas quando há irregularidades de facto é preciso penalizar. Mas naqueles casos de ir dizer lava-me a mão, estou sujo,… se está sujo, lava na sua casa. Vai pedir numa loja para te lavarem a mão?” frisou Nyusi.
Na sessão extraordinária que orientou, esta quinta-feira, em Murrupula, o Chefe de Estado disse que não ficou satisfeito com os resultados da recente “Operação Tronco”, na província de Nampula.
“Gostaria de ouvir de vocês, qual foi o impacto da “Operação Tronco”, da forma crítica acerca das informações. Lá no mato estão a continuar a cortar, aqueles troncos que apanharam estão a desaparecer ”, disse.
Nyusi mostrou-se também preocupado com os acidentes de viação registados na província de Nampula que estão causar enormes perdas de vidas humanas e avultados danos materiais. (RM Nampula)