Imprensa

PR participa no Fórum Virtual de líderes do CCA

26/06/2020 09:41
PR participa no Fórum Virtual de líderes do CCA

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou no Fórum Virtual de líderes do Corporate Council on Africa (CCA), que se realizou no dia 24 de Junho, onde se abordou os passos dados na mitigação dos efeitos da Covid-19.

Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado disse que a pandemia da COVID-19 ensinou ao mundo a saber o quão dependemos uns dos outros para estarmos seguros e juntos procurarmos uma cura através da investigação, teste e validação do tratamento.

Segundo o Presidente Nyusi, em Moçambique, logo que os primeiros casos ocorreram, foi criada uma Comissão Ministerial Especial e um Comité Técnico-Científico para aconselhar ao Governo e assumir a liderança na resposta à pandemia.

"À medida que os casos aumentavam, declaramos o Estado de Emergência e instituímos o distanciamento social, tornamos obrigatório o uso de máscaras e as medidas de higiene, em muitos casos. Os números actuais de casos, apesar de estarem a aumentar, ainda são relativamente baixos”, afirmou o estadista, e fez saber ainda que, devido à COVID-19, “as empresas não estão a funcionar em pleno e algumas encerraram".

O Presidente Nyusi anotou também que os sectores de turismo e de transportes são os mais afectados, houve aumento do desemprego, afectando, principalmente, os grupos mais vulneráveis na sociedade, factos que advém também do encerramento de fronteiras e do declínio do comércio internacional.

Entretanto, para mitigar a situação, o Governo tomou medidas fiscais e monetárias para apoiar as empresas, incluindo os bancos, segundo o estadista, salientando que o FMI, o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento têm respondido aos apelos de assistência do Governo, e continuam a ser parceiros fundamentais nos esforços de desenvolvimento.

No encontro, no qual participou também a presidente e PCE do CCA, Florizelle Liser, o Chefe de Estado falou igualmente da agricultura e do agro-processamento, bem como de infraestruturas como algumas áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional. (PR)