PR participa na Missa de Acção de Graças pelos 125 anos da Diocese dos Libombos
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou hoje, no Pavilhão de Maxaquene, na Celebração Eucarística dos 125 anos da Diocese dos Libombos, evento que coincidiu com o encerramento da 22ª Sessão do Sínodo Diocesano daquela congregação religiosa.
Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado pediu o contributo das confissões religiosas moçambicanas para a materializar o compromisso que assumiu aquando da tomada de posse, de trabalhar para promover a união, solidariedade, coesão e equidade social entre os cidadãos, assim como promover a democracia, paz e defender a soberania no país.
O pedido do Chefe de Estado, dirigido especialmente à Igreja Anglicana Diocese dos Libombos, decorre do reconhecimento do papel assumido pelas igrejas no fortalecimento da relação entre estas e o Estado e na criação de condições para o bem-estar social e, consequentemente, para o progresso e desenvolvimento do país.
O estadista recordou aos presentes alguns aspectos que marcaram o surgimento da Igreja Anglicana em Moçambique, sublinhando que desde então, a congregação já construiu a própria identidade no seio da sociedade, decorrente, não só do envolvimento na elevação da fé espiritual, mas também do contributo em causas sociais, incluindo nos esforços actuais do Governo para o estabelecimento de paz efectiva.
“Encorajamos-vos, Senhor Bispo da Diocese dos Libombos, a prosseguir nesta caminhada, colaborando nos esforços que temos vindo a desenvolver para a consolidação da Unidade Nacional, reforço do espírito de trabalho e abertura para a paz e reconciliação entre os moçambicanos”, disse o Presidente Nyusi.
O estadista disse estar aberto a contar com as confissões religiosas porquanto parceiros da construção de um Moçambique próspero e em paz.
(PR)