PR participa na Conferência sobre Economia Azul
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou na manhã de hoje, em Nairobi, na Conferência sobre Economia Azul, onde foi um dos principais oradores na Sessão de Abertura, que contou com a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.
Intervindo na ocasião, o estadista moçambicano afirmou que a promoção da economia azul é a forma mais inteligente da conservação dos oceanos, pois a sua natureza transfronteiriça dita uma abordagem harmonizada e concertada sobre a sua segurança.
“Aprovamos a Estratégia do Mar, que visa criar um observatório da economia do mar, para a harmonização da sua utilização. Mas antes disso, criamos, pela primeira vez, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas,que tem agido, junto com o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, na liderança da conservação da biodiversidade”, disse o Presidente Nyusi.
Para o Presidente da República, a pesca é uma actividade de rendimento, e introduziu-se vária legislação, incentivando a prática da aquacultura, de modo a tirar pressão sobre o mar e sobre as espécies nativas.
O Chefe do Estado informou também que Moçambique irá organizar no próximo ano, uma Conferência sobre a Economia Azul, em parceria com a Noruega, cujo lema é “Crescendo Azul, Promovendo a Exploração Sustentável e Compartilhada dos Oceanos”, tendo convidado os participantes a fazerem parte desta Conferência.
(PR)