PR lança primeira pedra para o Aeroporto de Chongoene
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção do Aeroporto Internacional de Chongoene, na província de Gaza, uma infra-estrutura que vai colocar este ponto do país, pela primeira, vez na rede de transporte aéreo nacional.
A infraestrutura em questão vai ocupar uma área de 1,4 milhões de metros quadrados, e é composto por uma terminal de passageiros, torres de controlo, várias pistas, plataforma de estacionamento, área de manobra, facilidades de navegação e instalações auxiliares, assim como uma estrada de acesso ao aeroporto.
Pelo menos 600 cidadãos nacionais, na sua maioria jovens, vão ser empregados directamente durante as obras de construção e outros mais de 800 indirectamente, além de postos de emprego directo na sua fase operacional.
O Chefe do Estado considera que a instalação de aeroporto vai promover o desenvolvimento da economia local e regional, especialmente no domínio do turismo, comércio e parques industriais, melhorando as condições de investimento da província, além de facilitar a circulação de pessoas e bens.
“É nestes termos que tomámos a decisão de implantar um aeroporto aqui em Gaza, na certeza de que será determinante no aumento da velocidade do desenvolvimento da província e do nosso o país, como um todo. Este aeroporto deverá constituir uma das referências na região austral”, disse.
Para o Presidente Nyusi, a localização do aeroporto não foi ao acaso, mas milimetricamente pensada, de modo a dar maior viabilidade à infra-estrutura, explicando que a região onde vai ser implantada a infra-estrutura permite ligações rápidas a vários locais de interesse socioeconómicos, incluindo os locais turísticos da província, do país e da África Austral.
“Mas, mais do que a dimensão económica, este aeroporto visa responder à equidade e justiça social entre as províncias do nosso país. Até hoje, Gaza é a única província do país que não tem aeroporto. E somos pelo desenvolvimento sustentável e equilibrado de Moçambique e é uma forma de fazer a descentralização”, referiu.
Para além do lançamento da primeira pedra para a construção do Aeroporto Internacional de Chongoene, o Presidente da República procedeu à inauguração de um edifício na Universidade Pedagógica, ainda em Chongoene, assim como do Centro de Processamento de Hortícolas em Xai-Xai, e da Fábrica de Processamento de Castanha na Macia.
Estas actividades marcam o fim da Visita de Trabalho de dois dias que o estadista efectuou à província de Gaza.