Imprensa

PR lança 1ª pedra para asfaltagem da estrada Lichinga-Cuamba

06/06/2017 13:22
PR lança 1ª pedra para asfaltagem da estrada Lichinga-Cuamba

O Presidente da República, Filipe Nyusi, lança, esta terça-feira, na vila de Massangulo, sede distrital de Ngaúma, província do Niassa, a primeira pedra para a asfaltagem da estrada número 13, ligando Lichinga-Cuamba, numa extensão de cerca de 300 quilómetros que atravessa os distritos de Lichinga, Chimbunila, Ngauma, Mandimba e Cuamba, cujo as obras para além da asfaltagem, vão consistir na construção de novas pontes.

As obras serão executadas em três fases, nomeadamente: Lichinga-Massangulo, Massangulo-Muíta e Muíta-Cuamba.

Dados em nosso poder referem que para a execução dos troços Lichinga-Massangulo e Massangulo-Muíta, contemplados na primeira fase das obras serão aplicados mais de 400 milhões de dólares americanos, financiados pelo governo moçambicano em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento e a Agência Japonesa para o Desenvolvimento Internacional.

Falando, ontem, em comício popular na região de Malema, no distrito de Changa, o Chefe do Estado moçambicano disse que a aposta do governo é de desenvolver as infra-estruturas na província do Niassa.

Nyusi, anunciou que a partir do dia 16 deste mês inicia a circulação do comboio de mercadorias na linha férrea Lichinga-Cuamba.

Para o Chefe do Estado a entrada em funcionamento do comboio de mercadorias à preços bonificados, vai estimular a produção e impulsionar o crescimento económico da região.

“Temos estado sempre na província do Niassa, porque prometemos à população que tudo vamos fazer para o desenvolvimento desta província. No nosso programa, falamos das estradas, água, energia, hospitais e das escolas. Viemos realmente para verificar aquilo que prometemos fazer, como é que está a ser realizado”, declarou Filipe Nyusi.

Os residentes da vila de Massangulo, no Niassa, afirmam que aguardam com enorme expectativa o lançamento, esta manhã, da primeira pedra da asfaltagem da rodovia.

Ainda, ontem, em comício, que orientou, em Sanga, o Presidente da República, disse que o governo está a mobilizar dinheiro para a construção de uma central hidroeléctrica na província do Niassa, nos próximos dois anos.

O Chefe de Estado sublinhou ainda que industrializar Niassa é um desafio do executivo moçambicano. (RM Niassa)