PR inaugura terminal de gás no porto da Beira
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura esta manhã, no Porto da Beira, a maior terminal oceânica de gás liquefeito no país, marcando o início da sua visita de trabalho de quatro dias à província de Sofala.
Moderna e automatizada, a nova terminal tem capacidade para encher, diariamente, 12 mil botijas de gás, destinadas ao abastecimento do mercado nacional e os países do hinterland.
Pertencente à Petromoc, a unidade de enchimento de gás custou cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos e foi concebida para massificar a distribuição daquele produto nas regiões centro e norte do país, que consomem actualmente 25 por cento do gás importado para o país.
O administrador da área operacional da Petromoc, Ovídio Rodolfo, disse a jornalistas que aquelas regiões do país têm potencial para serem as maiores consumidoras de gás, a avaliar pelas projecções demográficas no país.
Actualmente, a zona sul do país é a que mais consome o gás em cifras que rondam os 75 por cento, de um total de 30 mil toneladas por ano.
Segundo o administrador operacional da Petromoc, a unidade de enchimento da cidade da Beira vai reduzir os custos de consumo pois o gás já não será transportado de Maputo para outras regiões do país.
“As distribuidoras vão se sentir estimuladas a massificar o produto para o público, porque actualmente representa um grande desafio do governo disponibilizar gás para o centro e norte do país”, explicou
A terminal de enchimento de gás possui três reservatórios com a capacidade de mil toneladas de gás cada um.
A visita de Filipe Nyusi a Sofala inicia no distrito da Beira, devendo escalar sucessivamente os distritos de Chemba, Marínguè, Cheringoma e Nhamatanda, onde tem agendado encontros com os governos locais, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos económicos e sociais.
Nesta deslocação o Presidente Nyusi faz-se acompanhar pelos ministros da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, do Interior, Jaime Basílio Monteiro, dos Combatentes, Eusébio Lambo, dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, pelo Vice- ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, da Terra, Ambiente, e Desenvolvimento Rural, Celmira da Silva, e do Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo.