PR felicita África por ocasião do 54º aniversário da UA
A efeméride é assinalada sob o lema "Aproveitamento do Dividendo Demográfico através do Investimento na Juventude" e no ano em curso coincide com a passagem dos 14 anos após a sua transformação em UA.
Nyusi disse que a escolha do lema decorre da importância de se investir na juventude para conferir vitalidade à concretização das aspirações de desenvolvimento nacional e continental, bem como chamar atenção à importância de se tirar o máximo proveito desta faixa etária, maioritária, para acelerar e tornar sustentável o crescimento do continente africano para o bem-estar de todos.
Em comunicado de imprensa recebido pela AIM, o estadista moçambicano disse que a avidez e a energia da juventude africana constituem o maior activo e a certeza do progresso que a África e Moçambique merecem.
"Celebremos o Dia da África enquanto reflectimos sobre o aperfeiçoamento das nossas políticas, estratégias e acções que motivem os jovens a se assumirem como o motor do desenvolvimento, através de investimentos na sua saúde, educação, formação, empregabilidade e capacidade de empreender para que deles se tire o dividendo que o lema bem sugere", disse o presidente.
Afirma o presidente que o seu governo continuará empenhado em acções concorrentes ao alcance das metas preconizadas pelo roteiro regional e em propiciar uma discussão coordenada sobre as respostas apropriadas às preocupações dos jovens nos níveis nacional, regional e continental.
Desta feita, exorta a todos os moçambicanos, independentemente da filiação política, partidária, religiosa, raça, sexo e idade a participarem, com entusiasmo e sentido de pertença a esta bela "Mãe África", nas actividades e eventos alusivos à celebração do 54/o aniversário da OUA/UA.
(AIM)