Imprensa

PR entrega ponte sobre o rio Luco

16/05/2016 12:39
PR entrega ponte sobre o rio Luco

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou sexta-feira a ponte sobre o rio Lucó, que liga na aldeia de Bilibiza, no distrito de Chiure, a localidade–sede de Namogelia, no distrito de Namuno, província de Cabo Delgado, na região norte do país.

Trata-se de uma infraestrutura, construída ao longo da Estrada R772 no troço Ocua/Namogelia, orçada em cerca de 180 milhões de meticais (cerca de 3,3 milhões de dólares ao câmbio actual) financiada pelo Fundo Nacional de Estradas, com 105 metros de extensão e 9,5 metros de largura, incluindo um metro em cada lado para a travessia de peões.
As obras de construção desta ponte, que empregaram durante a execução 203 trabalhadores nacionais, tiveram início em Novembro de 2014 e a sua conclusão estava agendada para Dezembro de 2016. O empreiteiro foi a Construções A. Varinda e o fiscal COTOP – Lda.
Dirigindo-se a população presente na cerimónia, o Presidente da República, fez lembrar que em 2009, quando escalou aquele ponto foi informado que era necessário construir uma ponte naquele local porque na época chuvosa a travessia era feita através de canoas, porque de carro apenas era possível via Catapua.
“Em finais de 2014 voltaram a repisar que o problema da ponte continuava em Namugelia e como resposta dissemos que estamos a trabalhar e hoje já está aí a ponte. Vínhamos dizer que a ponte que pediram esta ai cuidem bem dela”, disse o Presidente Nyusi.
Na ocasião, o Chefe do Estado, disse que os régulos presentes na cerimónia de inauguração também pediram mais pontes, energia e se não falaram de hospital é porque já esta a ser construído e será entregue brevemente pela governadora daquela província, Celmira da Silva.