Imprensa

PR endereça mensagem pelo dia do Acordo de Paz

06/08/2020 07:51
PR endereça mensagem pelo dia do Acordo de Paz

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem aos moçambicanos pela passagem de um ano da assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional em Maputo.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado afirma que o Acordo de Paz e Reconciliação foi o culminar de uma etapa do longo processo de diálogo político que encetamos com a liderança da Renamo, visando pôr fim a um conflito armado que, ainda que localizado, dilacerava o tecido social e económico do país, bem como condicionava o aprofundamento do Estado de Direito Democrático.

"O dia 6 de Agosto está impregnado de grande simbolismo nos esforços que empreendemos para a busca da paz efectiva e duradoura. Foi nesta data, em 2016 que, após uma interacção virtual com o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama fomos à Serra da Gorongosa sem formalidades ao seu encontro", diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Segundo o estadista, é com espírito de resiliência e de confiança na vitória que os moçambicanos estão firmes na implementação do processo de Descentralização governativa provincial e no Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens residuais da Renamo, respeitando escrupulosamente as medidas de prevenção contra o COVID 19.

"Como afirmei há um ano, somos nós os moçambicanos que escolhemos, enterrar, definitivamente, a confrontação armada e a violência, porque sabemos quão nefastos são os horrores da guerra para as presentes e futuras gerações", diz o Presidente Nyusi na sua mensagem.

O Chefe do Estado felicita ainda o Presidente da Renamo Ossufo Momade por ter aceite assumir o cargo de líder da oposição, acrescentando que trata-se de um passo importante rumo à consolidação da democracia e institucionalização da política partidária no nosso país. (PR)