PR em visita Presidencial a Província da Zambézia
Quelimane, 28 Jun. (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, realiza de segunda a quinta-feira da semana corrente, uma vista presidencial a província central da Zambézia.
Um comunicado de imprensa da Presidência da República recebido pela AIM indica que consta do programa do Chefe do Estado encontros com os governos provincial e distritais, visitas a locais de interesse económico e social, bem como interacção com a população.
Na Zambézia, o Presidente Nyusi, que recentemente visitou as províncias de Nampula e Cabo Delgado, vai escalar sucessivamente a cidade de Quelimane, a capital provincial e os distritos de Morrumbala, Namacurra e Alto Molocué.
Na segunda-feira, primeiro dia da visita a Zambézia, o Presidente da República vai inaugurar o novo edifício da Direcção Provincial do Plano e Finanças, orientar, um comício, a Sessão Extraordinária do Governo Provincial Alargada a outros Quadros e reunir-se com académicos.
No dia seguinte, no distrito de Morrumbala, o Chefe do Estado vai visitar uma exposição agrícola, orientar um comício e a Sessão Extraordinária do Governo Distrital alargada aos membros do Conselho Consultivo distrital. O programa também inclui uma visita a um parque de máquinas agrícolas.
No terceiro dia, o estadista moçambicano deverá inaugurar no distrito de Namacurra o Laboratório Provincial de Inspecção de Semente, para de seguida orientar um comício, e mais tarde a Sessão Extraordinária do Governo Distrital alargada ao Conselho Consultivo Distrital. A visita também comtempla um encontro com os produtores locais.
Na quinta-feira, último dia da visita a província da Zambézia, o Presidente Nyusi escala o distrito de Alto Molocué onde deverá orientar um comício no posto administrativo de Nauela, visitar as obras de construção da Escola Secundária Geral de Alto Molocué para no fim orientar a Sessão Extraordinária do Governo Provincial alargada aos administradores distritais e presidente dos conselhos Municipais.
Na visita a província da Zambézia o Chefe do Estado far-se-á acompanhar pelos ministros, do Interior, Jaime Monteiro, dos Transportes e Comunicações Carlos Mesquita e pelo Vice-ministros, da Administração Estatal e Função Pública, Roque Samuel, dos Negócios Estrangeiros, Nyeleti Mondlane, da Economia e Finanças Amélia Nakhare e do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo, entre outros quadros do Estado.