
PR em Dar-Es-Salaam na 39ª Cimeira da SADC

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participa, a partir de hoje, em Dar-Es-Salaam, na 39ª Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC).
Neste evento, os Chefes de Estado e do Governo dos países membros vão passar em revista os progressos registados no processo de integração regional, avaliação da Situação Sócio-Económica, o grau de implementação da Estratégia e Roteiro para a industrialização da SADC, a transformação do Fórum Parlamentar em Parlamento, assim como a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Regional, entre outros temas.
O Chefe de Estrado, que desembarcou esta manhã na capital tanzaniana, será um dos intervenientes nos temas sobre a Avaliação da Situação Sócio-Económica da SADC, assim como no tema sobre a transformação do Fórum Parlamentar da organização em Parlamento regional, acto que é fortemente apoiado por Moçambique.
O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, explicou que, para o país, esta industrialização sustentável deve estar alinhada com aquilo que são as quatro áreas prioritárias, nomeadamente a agricultura, energia, infraestruturas e o turismo.
"Moçambique está alinhado com este desafio de industrialização da SADC, mas aquilo que é nossa experiência, há necessidade de tomar em conta a importância da diversificação da economia, e não se cingir num sector", explicou Pacheco à jornalistas moçambicanos em Dar es Salaam, na véspera da cimeira. (PR)