Imprensa

PR diz que libertação económica e integração regional devem constituir prioridades dos países africanos

26/05/2022 08:54

O Presidente da República diz que a libertação económica e a integração regional dos países africanos devem constituir uma das prioridades dos seus povos.

Filipe Nyusi afirmou que os africanos devem continuar a se reafirmar em acções que concorram para a redução da dependência externa.

“A luta pela libertação dos nossos países africanos, que teve no Gana um dos seus mais importantes baluartes, não se limitava tão simplesmente a libertação política. Os apelos constantes de Kwame Nkrumah para que os povos africanos se unissem, tema central da sua obra-prima África Unity, assentava na visão de que a nossa independência política de nada serviria se ainda continuássemos dependentes da ajuda externa. A libertação económica e a integração regional de África continuam a ser um tema central e que está no topo das prioridades da nossa cooperação a nível bilateral e nos blocos regionais como a SADC, CEDEAO, COMESA mas também também a nível continental através da União Africana”, afirmou.

No seu discurso sobre o Dia de África que se celebra, quarta terça-feira, o estadista moçambicana destacou os feitos dos heróis e nacionalistas africanos com destaque para Kwame Nkrumah, que lutou pela independência de África. (RM)