PR dirige Cerimónia de Adesão à Campanha Eles por Elas
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu ontem, dia 28 de Novembro de 2018, a cerimónia de Adesão à Campanha Eles por Elas, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, que é um programa desenvolvida pelas Nações Unidas com o objectivo de envolver homens e rapazes como defensores e agentes de mudança para o alcance da igualdade do género e promoção dos direitos das mulheres e raparigas.
O Presidente Nyusi garante que a equidade do género e a promoção do empoderamento da mulher constituem uma prioridade da governação do actual executivo moçambicano, e atestam a isso as políticas, estratégias, programas e planos de desenvolvimento do género em implementação no país.
Segundo o Chefe do Estado, homens e rapazes precisam tornar-se parte do movimento de promoção dos direitos das mulheres, tanto como defensores, assim como parte interessada em mudar para que a igualdade do género possa ser uma realidade para todos em Moçambique.
O estadista recordou que a igualdade de género não é apenas um problema das mulheres, mas uma questão dos direitos humanos que afecta a todos - mulheres, raparigas, homens e rapazes- daí que, “é chegada a hora de reconhecer que o empoderamento das mulheres e raparigas é fundamental para o crescimento económico inclusivo, coesão e justiça social”, afirmou.
Para além do Presidente da República, assinaram o termo de adesão à campanha (Eles-por-Elas), dirigentes dos órgãos de soberania, governadores provinciais e outros intervenientes chave no processo de promoção e divulgação da campanha.
(PR)