PR dirige 1º Fórum de comercialização agrícola em Mocuba
O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige, esta sexta-feira, em Mocuba, na Zambézia, o Primeiro Fórum Nacional de Comercialização Agrícola.
O evento vai marcar o início da campanha de comercialização agrícola deste ano.
Ainda hoje, o Chefe do Estado, vai orientar a cerimónia de entrega de quinze mil títulos de Uso e Aproveitamento de Terras, a igual número de cidadãos residentes em Mocuba. O encontro, que prevê juntar quatrocentas pessoas, enquadra-se no âmbito do projecto “Terra Segura”, lançado em 2015.
Quanto ao Primeiro Fórum de Comercialização Agrícola, é aguardado com enorme espectativa tanto para os organizadores assim como pelos autores da cadeia de produção agrícola.
Os agentes económicos, esperam ter muito trabalho e ganhar dinheiro, porque acreditam que o evento poderá pelo menos desatar um dos nós que estrangula a comercialização agrícola, o financiamento.
O director-geral do Instituto de Cereais de Moçambique, João Macarringue, diz que o país prevê comercializar mais de três milhões e trezentas mil toneladas de cereais.
“A primeira grande satisfação é o facto de o Estado ou o Governo ter reconhecido a importância do processo de comercialização, elevando ao mesmo patamar que tem a campanha agrícola. O facto de ser o Chefe do Estado a lançar este primeiro Fórum é um sinal inequívoco da importância que este sector tem para o desenvolvimento económico e sustentável do nosso país’’, disse João Macarringue. (RM Zambézia)