PR declara apoio à São Tomé no desenvolvimento do país
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, declarou hoje em Maputo, durante a acreditação do Primeiro Embaixador são-tomense em Moçambique, Carlos dos Anjos, o apoio à São Tomé e Príncipe, nos esforços que o país insular, da costa equatorial ocidental de África, está a desenvolver para “servir o povo com responsabilidade e abnegação”.
Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano afirmou que Moçambique e São Tomé e Príncipe têm relações formais desde 1981, ano em que ambos países assinaram o Acordo Geral de Cooperação, além das que remontam do período anterior e que contribuíram para a formação do Estado são-tomense.
O Presidente Nyusi entende que a abertura de uma representação diplomática de São Tome e Príncipe em Moçambique constitui uma oportunidade para os dois Estados consolidarem estes laços.
O Chefe de Estado moçambicano, informou ao diplomata são-tomense que Moçambique tem estado a acompanhar com interesse os progressos que aquele país está a registar nesta matéria.
O estadista moçambicano, disse acreditar que as iniciativas políticas, económicas e sociais que o Governo são-tomense está a levar a cabo vão surtir efeitos positivos, principalmente por serem acompanhadas pela abertura do país no investimento directo estrangeiro.
Filipe Nyusi disse ainda esperar que a colaboração do Carlos dos Anjos permita um desenvolvimento traduzido no bem-estar dos povos moçambicano e são-tomense.
Por sua vez, Carlos dos Anjos considerou o facto de ser o Primeiro Embaixador do seu país em Moçambique, uma grande responsabilidade, olhando para os desafios que se lhe impõe.
O diplomata informou que interessa a São Tomé e Príncipe trabalhar com o Governo moçambicano, instituições públicas e sector privado para implementar acções e iniciativas conjuntas que possam enaltecer o relacionamento institucional e resultar em benefícios no quadro destas relações.
(PR)