PR anuncia medidas de minimização dos efeitos do Ciclone IDAI
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou, na Cidade da Beira, várias medidas de impacto para minimizar os efeitos sociais, materiais e económicos do ciclone IDAI, que se abateu sobre a zona centro do país.
"Conscientes dos danos humanos, materiais e financeiros causados por este desastre natural, o meu Governo, no quadro da lei de calamidades naturais, aprovou um pacote de medidas iniciais que irão mitigar impactos nos sectores sociais e económicos nas áreas afectadas", avançou o Chefe do Estado.
Dentre os pacotes anunciados pelo estadista moçambicano destaque vai para a redução de taxas em electricidade, onde o valor da factura da indústria e comércio será reduzido para a metade; nos transportes ferroviários que também vai reduzir em cinquenta porcento as tarifas para os passageiros nas linhas de Sena e Machipanda, que atravessam a região centro, bem como no transporte de materiais de construção.
Sobre a assistência médica, o Presidente Nyusi informou que a mesma passa a ser gratuita, para além do lançamento de uma campanha de vacinação contra a cólera. Na educação, e para os alunos afectados, o Governo decidiu redistribuir livros e cadernos escolares. E os agricultores vão beneficiar de uma distribuição gratuita de mil toneladas de sementes, além de 100 mil utensílios agrícolas.
Para além destas medidas, o Chefe do Estado anunciou o fim das operações de busca e salvamento de vítimas do ciclone IDAI, garantindo que a fase de salvamentos foi concluída com sucesso, com pelo menos 135 mil pessoas resgatadas, duas semanas depois da passagem do ciclone.
"As equipas nacionais e internacionais concluíram a fase de levantamento e salvamento de todas as pessoas em cima dos tectos, de casas, de árvores ou isoladas em pequenas ilhas que se foram formando", disse o Presidente Nyusi.
Apesar de concluída a fase de buscas, Nyusi assegurou que as equipas no terreno continuam vigilantes e prontas para intervir sempre que a situação assim o exigir.
(PR)