PR anuncia lançamento do "Ano Eduardo Mondlane"
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou hoje o lançamento oficial do "Ano Eduardo Mondlane", que assinala as comemorações da passagem do 50º aniversário do assassinato do arquitecto da Unidade Nacional, ocorrido a 3 de Fevereiro de 1969.
"Sob o lema 50 Anos Celebrando Eduardo Mondlane arquitecto da Unidade Nacional, declaro oficialmente o lançamento do Ano Eduardo Mondlane”, ano das comemorações da passagem do 50º aniversário do assassinato, a 3 de Fevereiro, do Presidente Eduardo Mondlane", disse o Chefe do Estado moçambicano.
"Esperamos que as comemorações pela passagem dos 50 anos da morte do Presidente Eduardo Chivambo Mondlane, sirvam para a introspecção e reflexão sobre os caminhos que estamos a trilhar, bem como a contribuição de cada um para fazer face aos desafios do presente, rumo a paz efectiva no país, onde o exercício democrático é uma realidade, e onde se constrói a prosperidade para todos os moçambicanos".
Segundo o Presidente da República, volvidos 50 anos após o seu desaparecimento físico, as suas lições perduram nos corações de todos os moçambicanos e inspiram a todos perante os desafios da actualidade que a Nação enfrenta e perante os do mundo.
"Em nome do Governo da República de Moçambique exortamos a todos os moçambicanos, em todo o território nacional e na diáspora, a sociedade civil, partidos políticos, combatentes da luta de libertação nacional, confissões religiosas, autoridades comunitárias, agentes económicos, sindicatos, estudantes, mulheres e homens a envolverem-se intensamente no movimento de celebração da vida de Eduardo Mondlane, enaltecendo e aprofundando a unidade e coesão entre nós, consolidando a paz e promovendo o progresso social e económico do nosso belo país" – sublinhou.
Ainda hoje, na Praça dos Heróis, o Chefe do Estado exortou para a participação nas eleições autárquicas num clima de paz e tranquilidade, convidando a todos os moçambicanos e não só, a contribuir para tal.
"Estando a poucos dias das eleições autárquicas, momento que pretendemos que seja de festa da nossa democracia e de muita responsabilidade, apelamos a todos os moçambicanos com o cartão eleitoral devidamente regularizado a exercerem o seu direito de voto, escolhendo os seus dirigentes ao nível das autarquias, preservando o clima de paz e tranquilidade que nos caracteriza como moçambicanos".
(AIM)