PM inteira-se sobre iniciativas da ADE
O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, recebeu há dias, em Maputo, uma delegação da Agência de Desenvolvimento e Empreendedorismo (ADE), encabeçada pelo respectivo director executivo Policarpo Tamele.
O primeiro-ministro inteirou-se das iniciativas levadas a cabo por esta agremiação, com principal enfoque para o sector agrícola, um dos mais vitais para o desenvolvimento do país.
Na audiência, Carlos Agostinho do Rosário congratulou-se com os desafios a que se propôs a ADE encorajando os seus membros a não vergar e a redobrarem os esforços para a materialização dos vários projectos em que estão envolvidos, sobretudo, na área agrícola.
No encontro, Agostinho do Rosário tomou conhecimento das iniciativas-âncora ora em curso, a exemplo da Cooperativa Agrícola de Penhalonga, na província de Manica, e o já instalado agro-acampamento de Changalane, na Namaacha, província de Maputo. Este projecto está sob a alçada da ADE e da Majoi Agro Services em parceria com o Governo, através do Fundo de Desenvolvimento Agrário, FDA e CEPAGRI, entre outros.
O director executivo da ADE Policarpo Tamele fez uma apresentação exaustiva sobre os desígnios da instituição, ao mesmo tempo que felicitou o Chefe do Governo pelo desempenho, abertura e receptividade para com os jovens do país.
Tamele realçou que a ADE olha para as instituições do Governo como um parceiro certo para a concretização de iniciativas tendentes à geração de riqueza para os jovens e não só.
Outrossim, o Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário partilhou o conteúdo do Plano Director 2016-2019 sob o lema “Emprego e Desenvolvimento de Negócio”, abraçado pela ADE como um dos desafios dos próximos anos e estratégia integrada da juventude 2014-2023.
A terminar, Carlos Agostinho do Rosário manifestou-se satisfeito pela escolha da agricultura, como um dos principais focos dos projectos da ADE, garantindo que o Executivo esta de mãos dadas para o apoio a iniciativas deste género.
Frisar que a audiência concedida à ADE aconteceu na mesma semana em que teve lugar uma mesa redonda destinada à auscultação de vários parceiros sobre o plano director em execução.