Imprensa

"Os Governadores provinciais devem ser interventivos e acessíveis" - Presidente da República

23/01/2020 07:31

O Presidente da República, Filipe Nyusi, quer governadores interventivos e acessíveis para dar resposta aos problemas da população.

O Chefe do Estado falava esta quarta-feira, em Maputo, na cerimónia de tomada de posse dos governadores provinciais eleitos nas últimas eleições.

No discurso, dirigido aos empossados, Filipe Nyusi lembrou que estes governantes foram confiados por voto dos moçambicanos, por isso, exige-se um desempenho que responda aos anseios da população.

E por ser uma nova realidade, no âmbito da descentralização, o Presidente da República, alerta aos governadores para os desafios a ter conta, a começar pelo domínio dos instrumentos legais.

O Chefe do Estado moçambicano indicou que este quadro exige uma coordenação aprimorada entre os vários órgãos a nível provincial, central e com a população em geral.

Ainda no seu discurso, o Presidente da República exigiu aos governadores que sejam, interventivos, acessíveis e criativos na solução dos problemas da população. 

A gestão da coisa pública assente numa ética governativa é outro importante desafio destacado pelo Chefe do Estado.

Filipe Nyusi lembrou aos governadores que tomam posse numa altura em que está em curso um combate cerrado à corrupção.

Alguns dos desafios lançados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, aos dez governadores provinciais que esta quarta-feira tomaram posse, em Maputo.

O Chefe do Estado disse que os governadores devem ser o padrão de boa gestão. (RM)