"Os Automobilistas só devem ser interceptados em casos de extrema necessidade" : Bernardino Rafael
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, orientou hoje, em Ressano Garcia, província meridional de Maputo, as autoridades policiais a evitarem paragens e fiscalizações desnecessárias durante a quadra festiva e a intercepta-los apenas em casos de extrema necessidade.
Segundo Bernardino Rafael, essa medida é para garantir que os turistas nacionais e estrangeiros,de modo geral, cheguem aos seus destinos o mais rápido possível.
Bernardino Rafael deu estas orientações durante a cerimónia de lançamento oficial da “Operação Bwerane” 2018/2019, que tem como objectivo garantir a ordem e segurança públicas nas fronteiras e estradas nacionais durante a quadra festiva que se avizinha.
Para a efectivação desse objectivo, segundo Bernardino Rafael, foram alocados mais meios de fiscalização.
“Por isso estabelecemos mecanismos de patrulhamento nas nossas rodovias. Os nossos colegas da Policia de Trânsito têm meios para a patrulha com vista a controlar apenas as nossas rodovias” disse.
Na ocasião, Bernardino Rafael apelou a não intimidação dos viajantes com destaque para os mineiros e orientou as forças policiais a abandonarem actos de corrupção. Convidou para tal os cidadãos a denunciarem todos os comportamentos desviantes das autoridades.
“Esta operação só pode ter sucesso quando trabalharmos de forma profissional com a cortesia e o respeito aos moçambicanos, porque nosso desejo é vê-los a usufruir dos serviços que eles próprios criaram, a PRM, a Migração, as Alfândegas e todos outros serviços. Temos que fazer melhor”, sublinhou.
A “Operação Bwerane” 2018/2019 envolve a PRM, Direcção Geral das Alfândegas (DGA), Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATER) e o Serviço Nacional de Migração (SENAMI).
(AIM)