Imprensa

ONU mobiliza 34 milhões de dólares para mitigar seca em Moçambique

23/06/2016 11:22
ONU mobiliza 34 milhões de dólares para mitigar seca em Moçambique

A informação foi avançada hoje pelo Director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Machatine, após um encontro com parceiros para a actualização de informações sobre a seca que assola as regiões sul e centro no país.

“Os parceiros garantiram um total de 34 milhões de dólares para fazer face à seca. Com este montante iremos dar assistência alimentar e apoiar as vítimas na componente da agricultura”, disse Machatine.
O Director-geral explicou que os parceiros têm estado a apoiar Moçambique, desde o decreto do alerta vermelho, lançado pelo governo em Abril do corrente ano.
“Temos acompanhado os esforços intensificados dos parceiros logo depois do alerta vermelho a 12 de Abril do ano em curso”, explicou Machatine, manifestando a sua satisfação com o apoio.
Por seu turno, a coordenadora residente da ONU, e igualmente representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Marcia De Castro, disse que esforços visando alcançar 190 milhões de dólares, necessários para fazer face à seca, estão a ser envidados.
“Este é um problema grave, por isso estamos a apoiar os países afectados”, disse De Castro, manifestando a sua preocupação com o risco de ocorrência de casos de nutrição aguda.
Em Moçambique, mais de 1,5 milhão de pessoas estão em situação de insegurança alimentar devido a seca que assola a região sul e centro do país, arrasando com a actividade agrícola.