Nyusi recebe candidato Senegalês a presidente da Comissão da UA
O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu hoje, em Maputo, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Mankeur Ndiaye, que apresentou ao Chefe do Estado moçambicano o candidato do seu país a Presidente da Comissão da União Africana, Abdoulaye Bathily.
Falando no final do audiência, Ndiaye disse ter sido mandatado pelo Presidente do Senegal, Macky Sall, para apresentar o candidato a Comissão da União Africana e estreitar as reações de cooperação entre os dois países.
Segundo o ministro, o encontro serviu para pedir o apoio de Moçambique a candidatura senegalesa.
O momento serviu ainda para as partes passarem em revista as relações diplomáticas e de cooperação em geral.
'A Presidente da Comissão da União Africana, Abdoulaye Bathily candidata-se para substituir a sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma, no cargo desde 2012. A Comissão implementa as políticas da União Africana e coordena as suas actividades.
Na ocasião, Bathily disse que a sua candidatura a este cargo 'não é circunstancial'. Disse estar ligado as questões africanas há vários anos, tendo estado envolvido no apoio aos movimentos da luta de libertação.
Político e diplomata, Bathily serviu no governo do Senegal como ministro do ambiente e da energia. Foi Representante Especial do Secretário-geral das Naçoes Unidas para a Africa Central e Chefe do Esritorio Regional das Naçoes Unidas para África Central (UNOCA) em Libreville, Gabão.
(AIM)