Nyusi participa na cimeira da dupla tróica da SADC
O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa terça-feira, em Gaberone, capital de Botswana, na Cimeira da Dupla Tróica da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Segundo um comunicado da Presidência da República, recebido hoje pela AIM, os Chefes de Estado vão passar em revista a situação política na região, com destaque para o Reino do Lesotho.
Durante a Cimeira, procederão a avaliação da implementação das decisões saídas da última sessão, que teve lugar a 18 de Janeiro do presente ano, na cidade de Gaberone, acrescenta o comunicado.
O comunicado adianta ainda que o Chefe do Estado far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
Na última cimeira havida em Janeiro do corrente ano, o Lesotho aceitou receber o relatório produzido pela comissão de inquérito criada pela dupla Troika para averiguar as circunstâncias da morte, em 2015, do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas daquele reino montanhoso, o brigadeiro Maarparankoe Mahao.
Inicialmente, a dupla Troika tinha decidido propor à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC suspender o Lesotho desta organização regional, pelo facto de este país ter recusado aceitar o relatório que é visto como um documento que visa ajudar a esclarecer o problema.
Contudo, o governo sutho acabou mais tarde por reconsiderar a sua posição. O relatório contém uma série de recomendações que o governo do Lesotho deveria implementar de forma a normalizar a situação no país.
A dupla Troika é composta pelos países membros do Órgão de Defesa e Segurança, designadamente Moçambique (Presidente), a República Unida da Tanzânia e a República da África do Sul, e a Troika da SADC integra o Botswana (Presidente), a Swazilândia e o Zimbabwe.