Nyusi nos EUA para reforço da cooperação
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia esta terça-feira uma visita de trabalho de três dias aos Estados Unidos da América (EUA), vista como uma oportunidade para o reforço das relações políticas, económicas e empresariais.
A visita ocorre numa altura em que o governo moçambicano tem estado empenhado na diplomacia económica, tendo em vista a restauração da confiança junto dos investidores norte-americanos e parceiros de cooperação, incluindo as instituições económicas e financeiras baseadas neste país.
Aliás, durante a sua visita aos EUA, o Chefe do Estado vai participar na XI Cimeira Bienal EUA-África e no Fórum Parlamentar entre o Conselho Corporativo para África (CCA) e os Congressistas e manter conversações oficiais com o Secretário do Estado, Rex Tillerson, e com outros membros do Governo americano, bem como com instituições económico-financeiras e científicas, para além de conceder audiências a diversas individualidades daquele país.
O encontro com Tillerson, segundo o programa da visita que a AIM teve acesso, terá lugar as 13:50 horas locais (19:50 em Maputo), momentos depois do Chefe de Estado moçambicano manter dois encontros, sendo um com os empresários nacionais, que já se encontram em Washington, no âmbito desta visita, e um outro com responsáveis da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), na sede desta instituição governamental.
Ainda nesta terça-feira, Nyusi participa no Fórum Parlamentar e terá uma audiência com a Presidente e CEO do Conselho Corporativo para Africa, Florizelle Liser.
O segundo dia da visita do Presidente da República começa com um Pequeno Almoço em audiência ao Presidente e CEO da Exon Mobil, para depois participar na abertura da Cimeira Bienal EUA-África.
Neste evento, especificamente, Moçambique aproveitará a oportunidade para expor as suas potencialidades nas diversas áreas de actividade, a exemplo da indústria extractiva, agricultura e agro-processamento, turismo, entre outras consideradas cruciais para catapultar o crescimento económico e acelerar o desenvolvimento do país.
Até porque os cerca de 30 empresários nacionais, que se encontram na capital norte-americana sob coordenação da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), procurarão estabelecer parcerias junto da contraparte local e de outros países que, por ocasião deste evento, estarão na capital norte-americana.
Durante os três dias da visita, Nyusi manterá outros encontros com destaque ao que está agendado com Secretário do Departamento do Comércio, Wilbur Ross, bem com o Presidente e CEO da ANADARKO, R.A. Walker, e Presidente e CEO da General Electrics, Jay Ireland, com interesses no país.
A visita do Presidente da República aos EUA é a segunda em pouco menos de um ano, já que em Setembro de 2016 Nyusi esteve neste país, numa visita de trabalho que antecedeu a sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nessa altura, Nyusi manteve também uma série de encontros com as autoridades governamentais e com individualidades do mundo empresarial e financeiro, incluindo com dirigentes das instituições de Bretton Woods.
Nesta deslocação, o Presidente da República faz-se acompanhar pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi; da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco; na Presidência para Assuntos da Casa Civil, Adelaide Amurane; da Indústria e Comércio, Max Tonela; pelo vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando; pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
(AIM)