Imprensa

Nyusi na cimeira da dupla Troika da SADC em Gaberone

18/01/2016 11:47
Nyusi na cimeira da dupla Troika da SADC em Gaberone

O Chefe de Estado moçambicano e Presidente em Exercício do Órgão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a Cooperação nas Áreas Política, Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, participa, esta segunda-feira, em Gaberone,

a capital do Botswana, na Cimeira Extraordinária da Dupla-Troika deste órgão regional.
Fonte da Presidência da Republica, que a AIM teve acesso, disse que a Cimeira vai passar em revista as conclusões e recomendações da Comissão de Inquérito sobre o Lesotho, constituída pela Dupla-Troika da SADC em Julho de 2015, na África do Sul.
O encontro, de um dia, vai ainda apreciar propostas e acções com vista a apoiar o processo de reconciliação naquele Estado membro.
Joao Ndlovo, director da Área de Integração Regional e Continental (DIRCO) no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, sobre as razoes do encontro, explicou que, há dois anos o Lesotho enfrentou dificuldades de ordem politica que culminaram com a realização de eleições que ditaram a criação de um novo Governo.
Estas eleições, segundo Ndlovo, tiveram lugar com apoio de uma missão da SADC que logo depois da eleição do novo Governo fechou o seu trabalho.
“Em 2015, este país voltou a mergulhar numa outra crise política, quando um antigo comandante das forças de defesa, o Tenente-General Maarparankoe Maho, foi morto a tiro na sua residência, alegadamente por soldados do exército”, explicou Ndlovo.
Ndlovo adiantou que a morte deste oficial superior do exercito criou muitos problemas ao Governo que acabava de ser constituido.
Para a resolução desta nova crise, o Lesotho, tal como o tinha feito na primeira. voltou a solicitar os prestimo da SADC, que indicou o vice-presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, como facilitador do processo de restabelecimento da paz e estabilidade naquele país.
Assim, foi criada uma comissão para averiguar as circunstancia da morte do general Maho, que uma vez terminado o seu trabalho vai, nesta cimeira, apresentar o seu relatório e passar em revista a situação actual que se vive no Lesotho.
“O objectivo principal desta cimeira e' passar em revista a situação politica no Lesotho e pelo trabalho realizado tudo leva a crer que serão tomadas importantes decisões para a restauração da paz e estabilidade no Lesotho”, disse a fonte.
Sobre o programa, Ndlovo disse que a Cimeira foi antecedida de um encontro de altos funcionários que teve lugar sábado e domingo para preparar a documentação a ser submetida a reunião ministerial, a ter lugar segunda-feira antes de Cimera..
A Dupla Troika é composta pelos países que compõem as Troikas,do Órgão de Defesa e Segurança e da Troika da SADC entanto que organização regional.
O Órgão de Defesa e Segurança é composto por, Moçambique (Presidente), Tanzania e África do Sul, e a Troika da SADC intengra o Botswana, actual presidente, Suazilândia e o Zimbabwe. 
Para este encontro, segundo Ndlovo, esta confirmada a presenca dos Chefes de Estado de Mocambique, Africa do Sul e Botswana, estando por confirmar quem vira do Zimbabwe. O Primeiro-ministro do Lesotho participa neste encontro na qualidade de convidado.
Nesta deslocação, o Chefe do Estado moçambicano, esperado segunda-feira em Gaberone, far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.