Nyusi lança projecto de apoio a agricultores de pequena escala
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lança oficialmente esta Sexta-feira no distrito de Ribaué, província nortenha de Nampula, o Projecto "SUSTENTA" cujo objectivo é fomentar e financiar a agricultura familiar no país.
O lançamento desta iniciativa orçada em 16 mil milhões de meticais (cerca de 227 milhões de dólares), disponibilizados pelo Banco Mundial, insere-se na visita de trabalho de dois dias que o estadista moçambicano realiza Sexta e Sábado da semana em curso a província de Nampula.
A fase piloto do SUSTENTA será desenvolvida nas províncias da Zambézia (centro) e Nampula, beneficiando milhares de agricultores de pequena escala.
As duas províncias, as mais populosas do país e detentoras de boas condições de produção, possuem, paradoxalmente, elevados índices de pobreza.
O projecto, considerado indispensável nos esforços de combate a pobreza por impulsionar o processo de produção agrícola nas áreas beneficiárias, inclui ainda a componente de transferência de tecnologias através dos serviços de extensão agrária.
No prosseguimento da sua visita a Nampula, Nyusi desloca-se, Sábado, a cidade portuária de Nacala, onde vai inaugurar vários empreendimentos, incluindo uma fábrica de processamento de feijão boer e Gergelim, e o Nacala Plaza Business Design Hotel, para alem de visitar o bairro Triângulo, um dos mais afectados pela erosão, onde vai interagir com as populações locais.
Acompanham o Chefe do Estado os Ministros da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia; da Cultura e Turismo, Silva Dunduru, o Vice - Ministro da Indústria e Comércio, Rangendra de Sousa; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
(AIM)