Nyusi inaugura Hospital Distrital de Monapo
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou hoje o Hospital Distrital de Monapo, uma unidade sanitária de referência na província de Nampula, e equipada com tecnologia moderna.
A inauguração desta infraestrutura, com capacidade para 65 camas, teve lugar no âmbito da visita presidencial de três dias, o Chefe de Estado moçambicano efectua desde hoje a Nampula.
As obras de construção do hospital, orçadas em 5,9 milhões de euros, foram financiadas pela Áustria, na forma de crédito.
A construção da unidade sanitária, com uma duração de um ano, esteve a responsabilidade da VAMED Engineering Gmbh& CO KG, uma empresa daquele país europeu.
O hospital hoje inaugurado possui compartimentos para consultas externas, blocos operatórios, serviços de urgência, maternidade, laboratório, farmácia, morgue, bem como área administrativa, entre outros.
Para além de beneficiar a população de Monapo, este hospital deverá atender, igualmente, pacientes dos distritos vizinhos.
Falando a imprensa minutos após a visita àquela unidade sanitária, o Chefe de Estado manifestou a sua satisfação pela conclusão do empreendimento, sublinhando que é um investimento que toca directamente a todos os residentes e beneficiários.
Este é um grande hospital e moderno. Extremamente competente e com equipamento moderno, afirmou.
Para o Presidente República, investir na saúde é investir no ser humano e reduz os problemas na vida. Aliás, aquele hospital vai permitir que as pessoas possam manter-se saudáveis e com capacidade para garantir o seu sustento.
Essas inaugurações não significam muito, mas sim a nossa vontade de fazer as coisas, afirmou Nyusi, apelando para a necessidade de se produzir mais para que haja mais investimentos no país.
O estadista moçambicano manifestou a sua preocupação com o facto de, durante a visita a maternidade, ter-se deparado com três menores que acabavam de serem submetidas a um parto cesariana, como consequência de uma gravidez precoce.
Por isso, recomendou as centenas de pessoas que assistiram a cerimónia para evitarem casamentos prematuros como forma de evitar a ocorrência de situações desta natureza.
Na manhã desta segunda-feira, Nyusi inaugurou, também em Monapo, um Instituto de Formação de Professores, com a capacidade de receber 600 formandos por ano.
Neste distrito, orientou ainda uma sessão extraordinária do governo provincial, alargada aos administradores distritais, presidentes de conselhos municipais e outros quadros. No fim da tarde de hoje, Nyusi deverá reunir-se com jovens engenheiros ferroviários desta região.
Monapo foi o segundo distrito a ser escalado pelo Presidente da Republica, neste seu primeiro dia da visita a província de Nampula, depois de ter estado em Liúpo, onde, entre outras actividades, orientou um comício popular.
Em Liúpo, que recentemente foi elevado a categoria de distrito, o Presidente da República destacou a importância da paz para a continuação do processo de desenvolvimento no país, bem como a aposta no espírito de trabalho para reduzir a carestia da vida.
Terça-feira, Nyusi trabalha nos distritos de Muecate e Nacaroôa.