Imprensa

Nyusi inaugura Centro Provincial de Ensino a Distância de Manica

28/03/2017 11:01
Nyusi inaugura Centro Provincial de Ensino a Distância de Manica

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou segunda-feira o Centro Provincial de Ensino a Distância de Manica (CPEDM), uma instituição localizada na cidade de Chimoio, capital provincial.

Trata-se da terceira infra-estrutura do género em Moçambique, depois da província nortenha de Niassa e cidade de Maputo. 
Financiado pelo Banco Mundial, o CPEDM é um investimento orçado em 112,3 milhões de meticais (cerca de 1,6 milhões de dólares ao câmbio corrente). 
O CPEDM é composto por um centro académico, sector administrativo, laboratórios, anfiteatro, parque de estacionamento, entre outros compartimentos. O mesmo vai leccionar cursos do ensino básico ao superior nas diversas áreas do saber.
Na cerimónia oficial da inauguração, Nyusi vincou para que o empreendimento sirva o propósito para o qual foi criado, sobretudo facilitar o acesso do maior número possível de moçambicanos ao ensino formal.
“É preciso divulgar a sua importância e vantagem em relação às outras modalidades, para permitir a adesão de novos estudantes. É preciso manter a participação dos estudantes nos diferentes programas de ensino à distância. Deve-se garantir a eficácia de tutores, o que implica a capacitação e identificação de tutores com larga experiência em metodologias de ensino e com domínio em planificação e supervisão pedagógica”, disse. 
Recomendou ao corpo docente para que seja mais pragmático e comprometido com as novas metodologias de ensino e aprendizagem, promovendo a troca de conhecimentos que permita enriquecer o aprendizado. 
Aos formandos, o estadista moçambicano exortou para que busquem conhecimentos e primem pela dedicação, disciplina e responsabilidade para que possam responder às actuais necessidades do mercado de trabalho. 
Referiu que pretende-se com esta iniciativa promover a expansão da oferta de programas de educação e formação em linha com a equidade e qualidade das exigências do desenvolvimento socioeconómico e cultural do país.
“Cientes da importância que este tipo de ensino desempenha na inclusão social, o governo projecta implantar mais centros provinciais de ensino à distância, em todo o país. É neste contexto que, ao longo do presente mandato, já implantámos um centro em Niassa, um na cidade de Maputo e ainda este ano será concluído o da província de Gaza”, disse.
O governador de Manica, Alberto Mondlane, que também participou no evento, disse que as recomendações deixadas pelo Chefe de Estado traduzem-se numa maior responsabilidade para os utilizadores. 
Esta responsabilidade deve reflectir-se no resultado final, se os formandos forem capazes de adquirir aptidões capazes de fazer diferença no processo de desenvolvimento do país. 
“Nós temos esta responsabilidade, de sabermos fazer a manutenção desta escola e assumirmos perante ao Chefe de Estado esta responsabilidade”, sublinhou o governador.
A inauguração do CPEDM surge no âmbito da visita de trabalho de dois dias que o Presidente da República efectua desde segunda-feira à Manica.
(AIM)