Imprensa

Nyusi efectua visita de Estado ao Vietname

15/03/2016 09:07
Nyusi efectua visita de Estado ao Vietname

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, irá efectuar uma visita de Estado ao Vietname, à convite do seu homólogo Truong Tan Sang.

As datas da deslocação de Nyusi àquele país asiático serão acordadas por canais diplomáticos, segundo indica um comunicado conjunto emitido por ocasião da visita que o estadista vietnamita efectuou a Moçambique, de 11 a 13 de Março corrente.

Durante as conversações oficiais, os dois Chefes de Estado trocaram opiniões sobre as relações bilaterais de amizade e de cooperação e analisaram diversas questões internacionais e regionais de interesse comum.

A este respeitoas duas partes enalteceram a tradicional amizade entre os povos de Moçambique e do Vietname e concordaram em continuar a promover a interacção e solidariedade entre ambos.

No que diz respeito à cooperação bilateral, as duas partes constataram com satisfação o nível de crescimento das mesmas, notando, contudo, que ainda há muito espaço para o seu aprofundamento. Neste contexto, decidiram, por um lado, intensificar a troca de delegações governamentais a todos os níveis e, por outro, reforçar a cooperação bilateral, particularmente nos domínios da agricultura, investigação agrária, aquacultura, cabotagem marítima, aviação civil, ciência e tecnologia, educação, construção, saúde, defesa e segurança pública (combate ao crime organizado) e troca de experiências na mitigação de calamidades naturais.

Reconhecendo o vasto potencial inexplorado da cooperação económica e comercial, Moçambique e Vietname concordaram em encorajar as suas comunidades de negócios a promoverem assistência em várias áreas incluindo a agricultura, desenvolvimento de infra-estruturas, comércio, telecomunicações, hidrocarbonetos e indústrias de processamento de gás natural. É assim que as duas partes concordaram em tudo fazer para elevar o volume das trocas comerciais e atingir os USD 500 milhões nos próximos cinco anos.

No mesmo espírito, a parte moçambicana prontificou-se a apoiar o sector privado vietnamita, incluindo a Petro-Vietname, HAPRO e Viettel, nos seus esforços de busca e expansão de oportunidades de investimento no país.

De acordo com o comunicado, as partes avaliaram positivamente o papel activo desempenhado pelo fórum internacional Vietname-África, na promoção do diálogo e na construção da ponte que ajudou a forjar relações próximas entre aquele país asiático e seus parceiros de África, incluindo Moçambique, bem como na criação de oportunidades de negócios das duas comunidades empresariais em várias áreas, como resposta à crescente demanda de desenvolvimento e integração económica internacional.

Expressaram satisfação pelo facto de o fórum de negócios Moçambique-Vietname ter decorrido com sucesso e ter culminado com a assinatura de memorando de entendimento entre a Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Câmara de Indústria e Comércio do Vietname (VCCI) e pelo facto de muitas oportunidades de negócios terem sido identificadas durante o mesmo.

Na ocasião, as duas partes trocaram informações sobre a situação interna nos respectivos países. O Chefe do Estado moçambicano expressou o reconhecimento pelo apoio multiforme que o Governo do Vietname tem concedido aos esforços de desenvolvimento económico e social de Moçambique e manifestou a sua satisfação pelos progressos registados no desenvolvimento social e económico do Vietname.

O Presidente vietnamita louvou os esforços do Governo moçambicano na manutenção da estabilidade, da paz efectiva e consolidação da unidade nacional, para a revitalização da economia, bem como para o desenvolvimento do país.

Os dois estadistas manifestaram a vontade de reforçar os mecanismos de consultas e de coordenação em assuntos de natureza multilateral, salvaguardando os interesses dos países em desenvolvimento e promovendo um desenvolvimento mais justo e equitativo da ordem política e económica internacionais.

A parte vietnamita expressou a sua apreciação pelo apoio contínuo que Moçambique tem dado ao Vietname no fórum das Nações Unidas e outros mecanismos internacionais e apreciou a participação activa de Moçambique nos assuntos africanos e internacionais e as contribuições que tem dado em prol da paz, estabilidade e desenvolvimento da região da SADC.

O Presidente Filipe Nyusi e o seu homólogo Truong Sang reafirmaram a sua determinação de continuar a promover a paz e segurança regional e internacional na base da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional e sublinharam a importância de resolver quaisquer disputas através de meios pacíficos.

Fonte: Jornal Notícias