Nyusi e Ossufo Momade prometem honrar compromissos para paz efectiva
O governo moçambicano e a Renamo, o maior partido da oposição no país, manifestaram, Quarta-feira, a sua vontade de honrar todos os compromissos assumidos no âmbito do Memorando de Entendimento sobre os Assuntos Militares, a luz do diálogo político, para o alcance da paz efectiva.
O compromisso foi assumido durante um encontro havido esta quarta-feira, em Maputo, entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, com o objectivo de passar em revista os progressos alcançados na implementação do Memorando,
No encontro, segundo um comunicado da Presidência da República enviado à Redacção da AIM, ambas as partes instruíram as suas equipas de trabalho a acelerarem a implementação do cronograma de actividades previstas no Memorando.
“O Presidente da Renamo assegurou que serão, em breve, entregues as listas do seu pessoal a integrar na Polícia da República de Moçambique (PRM)”, refere a nota.
Os dois líderes também reafirmaram a sua determinação de continuar a manter o diálogo ao mais alto nível, reforçar a comunicação a todos os níveis e criar as condições propícias para que as suas equipas de trabalho possam assegurar a plena implementação do Memorando de Entendimento.
Neste contexto, o Chefe de Estado moçambicano e o líder da Renamo concordaram em concluir a fase principal que culminará com um Acordo de Paz que marca a Cessação Definitiva das Hostilidades, o mais cedo possível.
Felicitaram os membros de ambas as partes na Comissão de Assuntos Militares e Grupos Técnicos Conjuntos “pelo profissionalismo, dedicação e espírito de coesão, instruindo-os a manterem esta postura para a execução das tarefas de acordo com os prazos estabelecidos”.
Congratularam ainda a comunidade internacional pela colaboração e apoio, particularmente os membros do grupo de contacto, exortando-os a manterem-se empenhados e a continuarem a disponibilizar recursos necessários para a conclusão do DDR (Desarmamento, Desmobilização, e Reintegração) “dentro do prazo estipulado conforme a vontade colectiva do Povo Moçambicano”.
O Memorando de Entendimento sobre os Assuntos Militares foi assinado em Agosto de 2018, entre o Governo e a Renamo.
(AIM)