Imprensa

Nyusi defende massificação do desporto a partir das escolas

03/03/2017 07:42
Nyusi defende massificação do desporto a partir das escolas

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende a formação e massificação das diversas modalidades desportivas tomando como base de iniciação as escolas para descobrir talentos.

Nyusi, que falava hoje, no término da visita de trabalho que efectuou ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD), defendeu a necessidade de uma interação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano para que nas escolas não faltem espaços para a prática de desporto.
Dirigindo-se aos membros do Conselho Consultivo do MJD, o Chefe do Estado disse que não se pode sonhar com grandes coisas sem se partir das pequenas, por isso, a prática desportiva deve iniciar nos pequenos escalões nas escolas e daí fazer-se o acompanhamento dos atletas até atingirem a alta competição.
“Temos que procurar identificar as melhores formas de dar continuidade a promoção do desporto massificando as diversas modalidades para que as pessoas ganhem hábito da prática para daí identificar-se os talentos”, disse.
Os dirigentes desportivos apresentaram ao Presidente da República um rol de dificuldades, entre as quais a insuficiência de fundos que está na origem da não construção e/ou reabilitação de infraestruturas desportivas e, nalguns casos, até a falta de equipamento.
“Eu sinto que estão a trabalhar com muitas dificuldades mas não podemos baixar os braços. Temos que trabalhar na vertente do Futebol para viabilizar a realização do Campeonato Nacional (Moçambola) contando com apoio dos parceiros”, disse Nyusi.
O estadista apontou a necessidade de formação para os gestores de áreas desportivas para poderem ter a sensibilidade necessária para com o trabalho que estão a realizar.
Nyusi disse ter constatado a existência de rachas e infiltrações no lado da piscina olímpica do Zimpeto, para além da falta de rentabilização das infraestruturas.
“É preciso ver se não estão a dirigir coisas que não funcionam. Dirigente deve ocupar-se com o trabalho senão estão a ser directores de coisas avariadas. Têm que promover um debate sobre o que fazer e onde fazer como os meios disponíveis”, disse Nyusi.
O Chefe do Estado orientou os dirigentes desportivos a atacarem os problemas de gestão, manutenção e rentabilização das infraestruturas e a procederem ao acompanhamento da formação dos atletas para competirem com qualidade apostando na ciência e na técnica.
Nyusi destacou ainda a necessidade de o sector da juventude e desportos planificar e programar as suas actividades para poder dar continuidade e manter as modalidades.
“Não notei ainda no MJD a existência de programa com impacto para área da juventude”,disse.
(AIM)