Nyusi convida Moçambicanos na diáspora a investir no País
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou, esta quinta-feira, a comunidade moçambicana residente no estrangeiro para atrair investimentos para o país.
O Chefe de Estado moçambicano fez este pronunciamento durante uma saudação, por ocasião do fim de ano, à representantes da comunidade moçambicana na diáspora.
Nyusi reafirmou na ocasião que os sectores prioritários são Agricultura, Turismo, Infra-estrutura e Energia.
“Esta participação pode ser através de atracção de investidores e parceiros estrangeiros para desenvolver projectos empresariais com impacto sócio-económico local e nacional. Há exemplos disso, durante o ano passado inaugurei em Inhambane, um dos modernos hotéis que a província tem e foi construído por moçambicanos que residem em Portugal; portanto é possível investir neste país. Quando visitei a África do sul soubemos que há moçambicanos que estão lá com empresas de material de limpeza, e não vemos qual é a dificuldade de encontramos o seu país como mercado, mas também fazer o mesmo aqui, para desenvolverem projectos empresariais aqui em Moçambique“, frisou o Chefe do estado moçambicano.
Ainda nesta quinta-feira, o Presidente da República ofereceu um brinde oficial por ocasião do fim de ano aos membros do governo e partidos políticos.
À margem deste brinde oficial, o Chefe do Estado moçambicano reagiu à sua escolha pela Rádio Moçambique como figura do ano, pela segunda-vez consecutiva, afirmando que a sua escolha é graças àquilo que é a inspiração do povo moçambicano.
Filipe Nyusi disse que na sua governação, sempre se inspirou naquilo que é o desejo dos moçambicanos.
“Então inspiram-se para eu poder fazer um pouco mais daquilo que eu posso. Então, praticamente o mestre desta oferta que a RM faz à minha pessoa, é o povo, porque o povo é que diz o que temos que fazer. Então se olhar bem, quem quer a paz, quem necessita, quem precisa da paz, a todo o custo, é o povo moçambicano, então dono do projecto. A corrupção é que provoca muitos problemas, se calhar até, pode provocar o descontentamento que termina em conflitos. Então, nós ao corrigirmos um problema como a paz, a resolvermos um problema como a corrupção, estaremos a beneficiar o povo que quer o bem-estar”, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi, reagindo à sua escolha como Figura do Ano, pela Rádio Moçambique, pelo segundo ano consecutivo.
A escolha do Chefe do Estado deveu-se ao seu empenho no combate à corrupção, promoção da Agricultura e pacificação do país.