Imprensa

Nyusi assina livro de condolências em homenagem a Mário Soares

12/01/2017 07:51
Nyusi assina livro de condolências em homenagem a Mário Soares

O Presidente da República, Filipe Nyusi, assinou hoje, na Embaixada de Portugal em Maputo, o livro de condolências em homenagem ao antigo Primeiro-ministro e Chefe de Estado português, Mário Soares, que morreu no último sábado, por doença.

Soares, 92 anos, faleceu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa onde estava internado desde o dia 13 de Dezembro.
Na sua mensagem, o estadista moçambicano enalteceu o contributo de Mário Soares para a libertação das antigas colónias portuguesas, incluindo Moçambique.
“Mário Soares, defensor da liberdade dos povos, teve um grande contributo na libertação dos povos das ex-colónias portuguesas, em particular em Moçambique”, afirmou. 
Considerando a morte de Mário Soares uma perda irreparável, Nyusi endereçou os seus sentimentos de pesar e condolências à família enlutada.
“Expresso, pois, em nome do povo e do governo de Moçambique e em meu nome próprio, os sentimentos de pesar e de solidariedade, de modo particular com a família do ex-Presidente Mário Soares e com o povo amigo português.”
“Fica, para os amantes da liberdade e da amizade entre os povos, um legado através das suas obras exemplares”, acrescentou.
Os restos mortais de Mário Soares foram enterrar na terça-feira, numa cerimónia privada, restrita à família e altas individualidades nacionais e internacionais
Nascido em Lisboa, a 7 de Dezembro de 1924, Mário Soares era visto cada vez menos em público. 
A última vez que foi visto em público foi ao 28 de Setembro do ano passado, numa homenagem do actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à sua mulher, Maria Barroso, que morreu em 2015, a 7 de Julho, no mesmo hospital onde estava agora internado o marido.
Ele foi ministro dos Negócios Estrangeiros (1974-75) e Primeiro-ministro por três vezes (1976-77, 1978 e 1983-85) e foi o obreiro da adesão de Portugal à CEE (a União Europeia de hoje) assinada em 1985. 
(AIM)