Imprensa

Nyusi apela a Renamo a cessar ataques armados

08/09/2016 12:33
Nyusi apela a Renamo a cessar ataques armados

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou a Renamo a cessar os ataques que tem estado a levar a cabo no centro do país. Nyusi, falava, esta quarta-feira em Pemba, durante as celebrações do Dia da Vitória, que hoje se assinala.

“ Os ataques da Renamo, mais uma vez desestabilizam a governação e continuam a impedir o desenvolvimento do nosso país. A Renamo continua o partido armado, está a matar as populações, as lideranças comunitárias e estruturas locais. A Renamo já começou a matar combatentes. A Renamo atacou o posto administrativo de Muaquia, em Mocuba, na província da Zambézia. São nítidos os actos de alguns moçambicanos que pretendem destruir o que foi ganho com sacrifício e construído pedra-a-pedra ao longo dos quarenta e um anos da nossa independência. Queremos mais uma vez, exortar aos combatentes, libertadores e defensores da pátria, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo io Índico, a continuarem como referência e convivência pacífica entre os moçambicanos” , frisou o Presidente da República, 
Filipe Nyusi orientou as cerimónias centrais do Dia da Vitória, que este ano, em Pemba, coincidiram com a realização do Terceiro Festival Nacional dos Combatentes.
O Festival que se realizou sob o lema “Combatente na Vanguarda pelo Aumento da Produção e Desenvolvimento”, contou com a participação de sete mil combatentes oriundos de vários pontos de Cabo delgado e do País. (RM C.Delgado)