Imprensa

Norte de Moçambique poderá ser fustigado entre Janeiro

16/11/2017 12:58
Norte de Moçambique poderá ser fustigado entre Janeiro

A região norte de Moçambique poderá ser atingida por dois ou três ciclones entre os meses de Janeiro e Março próximos, estando já o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) a desencadear acções para evitar a perda de vidas humanas e minimização dos demais danos.

A informação foi tornada pública pelo director-geral do INGC, esclarecendo que o alerta é da meteorologia e baseia-se nas condições atmosféricas actuais e previstas para aquele período da época chuvosa.
Quanto à capacidade de resposta às eventuais situações provocadas por chuvas, cheias, inundações, cortes de estradas e outros, João Machatine, segundo o Notícias de hoje, diz que a sua instituição está a finalizar o plano de contingência.
O documento, que traz as previsões do grau de constrangimentos a necessidades, já foi apresentado ao Conselho Técnico de Gestão de Calamidades, órgão que junta o INGC e parceiros nacionais e internacionais. Neste momento, está-se a introduzir alterações propostas durante os debates.
Contudo, a proposta do plano poderá estar pronta e em condições de seguir para o Conselho de Ministros dentro de uma semana, segundo João Machatine, que falava terça-feira na cidade de Maputo.
Apesar de o documento não ter sido ainda submetido à aprovação do Governo, o INGC disse contar já com 160 milhões de meticais (cerca de 2,615,805 dólares norte-americanos) do Orçamento de Estado para o presente ano económico.
É com este montante que a instituição terá que se aguentar, em caso de eclosão de alguma calamidade no país, enquanto o plano de contingência não for aprovado.