Imprensa

Nhambiu exorta as instituições de ensino superior a rever os seus cursos

03/04/2017 07:40
Nhambiu exorta as instituições de ensino superior a rever os seus cursos

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, exorta as Instituições de Ensino Superior, IES, a avaliarem os cursos que leccionam para serem acreditados no país.

O Ministro exorta ainda às IES a solicitarem, na Comissão Nacional de Avaliação da Qualidade, a emissão do alvará, de modo que apetrechem a qualidade do ensino, bem como funcionem dentro de padrões legalmente estabelecidos no país.
Nhambiu fez este pronunciamento este sábado, durante a cerimónia de graduação dos 65 estudantes do Instituto Superior de Educação e Tecnologia, ISET, One World University, OWU, havida no Posto Administrativo de Changalane, distrito de Namaacha, província de Maputo.
O governante explicou que o processo de avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos e instituições constitui um mecanismo que visa assegurar que os moçambicanos que acedam às instituições possuam informações prévias detalhadas sobre a qualidade dos cursos, bem como a reputação da instituição.
O alvará é crucial porque é através dele que o Governo confira a legitimidade do funcionamento de uma IES, medida que, segundo Nhambiu, ajuda a evitar que os moçambicanos frequentem instituições que não estejam a operar dentro do quadro legal em vigor.
Para o ministro, este é um mecanismo que “visa assegurar que todo o cidadão que aceda às Instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas, possua a informação sobre a qualidade dos cursos ministrados e a reputação da instituição, como pressuposto para garantia de uma formação e educação qualitativa e relevante para os desafios de desenvolvimento nacional”.
Na ocasião, o governante afirmou que todo o processo será efectuado através do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior, entidade subordinada ao seu pelouro.
Nhambiu sublinhou que o processo de avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos e instituições, bem como da solicitação de emissão de alvarás para o funcionamento das IES, de acordo com o quadro legal em vigor, constitui uma “necessidade incontornável de se proceder”. (RM-Maputo)