Imprensa

Necessidades atingem 50 milhões de dólares

27/03/2018 09:45
Necessidades atingem 50 milhões de dólares

Moçambique necessita de pelo menos 50 milhões de dólares para revitalizar as suas redes e estações meteorológicas e criar três centros regionais com capacidade para emitir informações fiáveis.

A curto prazo, cerca de 20 milhões de dólares serão suficientes para equipar todo o sistema meteorológico e ainda substituir os aparelhos que funcionam na base de mercúrio, cujo período máximo de uso vai até 2019, segundo os padrões internacionais.

Estas necessidades foram reveladas pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, após a visita de trabalho, ontem, ao Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), onde se fez acompanhar por uma delegação do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Com imperativo de controlar despesas e usar de forma sustentável os meios existentes, o ministro defendeu uma maior colaboração entre o INAM e o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), sobretudo no que diz respeito à partilha de tecnologias.

“É necessário evitar repetição na aquisição de equipamentos, quando alguns existem aqui no INAM. Os instrumentos em falta serão adquiridos com a alocação de recursos financeiros existentes, ou que deveremos mobilizar”, disse.

No decurso da visita, o ministro dos Transportes e Comunicações inteirou-se do funcionamento da rede de informação meteorológica, o sistema de análise e previsão do tempo, e da organização do pessoal técnico.

A informação meteorológica, recordou Mesquita, é crucial para o desempenho de um conjunto de actividades ligadas ao desenvolvimento do país, como é ao caso da agricultura.