Necessários 4 biliões de dolares para abastecimento de água e saneamento
Moçambique precisa de 4 biliões de dólares para garantir o abastecimento de água e saneamento, a nível nacional, para cerca de 30 milhões habitantes até 2029, revelou o ministro das obras públicas, habitação e recursos hídricos, Carlos Bonete.
Bonete falava hoje, em Maputo, durante um encontro com parceiros de cooperação, onde foi apresentada a visão de Moçambique sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O encontro visava ainda fazer uma mobilização conjunta dos investimentos financeiros para a materialização dos objectivos do governo.
Segundo o ministro, o Governo espera garantir a cobertura nacional de abastecimento de água e saneamento até 2030.
No momento temos uma cobertura de 50 por cento, em termos de acesso seguro e abastecimento da água e, quanto ao saneamento, temos um terço da população abrangida, disse.
Para o governante, o indicador torna claro que o país está ainda distante de alcançar as metas desejadas.
Estamos conscientes de que o que foi possível alcançar, até hoje, foi graças à ajuda dos nossos parceiros de cooperação, sublinhou.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Conselho de Regulação de Águas (CRA), Manuel Alvarinho, destacou a necessidade de se aproveitar as águas das drenagens, assim como das chuvas para o consumo.
Temos que fazer que a água, saneamento e higiene sejam uma grande arma da redução da pobreza. Temos de ver como podemos captar as águas das drenagens e a água das chuvas, referiu.
Estimativas do Governo apontam que cerca de 13 milhões de pessoas no país tem acesso a serviços de abastecimento de água seguros e cerca de 7 Milhões com acesso ao saneamento seguro. Actualmente Moçambique conta com cerca de 23 milhões de habitantes.
Para fazer face a este problema, um programa do governo indica que de 2015 até 2019 são necessários mil milhões de dólares, e de 2020 para 2024 1,3 mil Milhões de dólares.
Enquanto isso, num período de 2025 para 2029 serão necessários 1,7 mil milhões de dólares.
(AIM)