Imprensa

Necessárias mais de 700 mil carteiras escolares no país

17/05/2017 13:42
Necessárias mais de 700 mil carteiras escolares no país

A Titular do pelouro, Conceita Sortane, disse à Rádio Moçambique que o sector prevê alocar este ano perto de 700 mil carteiras. “Neste momento estamos com um grande apoio, em termos de material que nos vai ser alocado para a provisão de carteiras em todo o país. Refiro-me à “Operação Tronco”, que uma parte desta madeira já foi declarada para ser alocada ao Ministério da Educação, de forma a cobrir este défice, que é de setecentos e noventa e oito mil e novecentos e trinta e seis carteiras”, disse a ministra. 

Sortane acredita que 3.995.744 alunos do ensino geral sairão do chão para as carteiras.
Em Março do corrente ano, o Governo lançou a “Operação Tronco”, um mecanismo de reforma que visa aferir o grau de cumprimento da Lei de Florestas, bem como confrontar o registo de exportações com evidências no terreno.
A Operação decorre nas províncias nortenhas de Cabo Delgado e Nampula, e nas centrais da Zambézia, Tete, Manica e Sofala, por serem consideradas maiores exploradoras de madeira no país.
Até ao presente momento, o Governo apreendeu, no âmbito da “Operação Tronco”, 150 mil metros cúbicos de madeira valiosa, tendo arrecadado, em multas cerca de 157 milhões de meticais (2.556.839 dólares norte-americanos). Fiscalizou mais de 120 estaleiros, a escala nacional, dos quais 75 por cento apresentaram irregularidades.
(AIM)