Imprensa

Não pode haver gente que fica no mato

02/07/2015 10:07
Não pode haver gente que fica no mato

Morrumbala, 30 Jun. (AIM) – O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, apelou hoje, no distrito de Morrumbala, na Província central da Zambezia, para que em Moçambique não hajam pessoas que ficam no mato e se auto-excluem da sociedade.

Intervindo num comício que orientou hoje nesta parcela do pais, no segundo dia da visita presidencial aquela Província, Nyusi disse que e'
preciso que todos os mocambicanos se sintam donos do processo de desenvolvimento porque o pais e' de todos.

“Não pode haver gente que fica no mato a dizer que estão a ser excluídos, e' melhor voltarem a casa para conviver com outros seus irmãos e trabalhar para o bem de todos', disse.

Na sua alocução, Nyusi, que disse que existem aqueles que têm inveja da riqueza de Morrumbala, em particular, e dos pais, em geral, instou a população do distrito a não alinhar com promessas falsas e divisionistas. A alertou ainda a população para não se deixar distrair com tais promessas que só visam atrasar o desenvolvimento.

O estadista mocambicano destacou que a riqueza de Morrumbala e' de todos os moçambicanos e que os problemas de Moçambique só podem ser resolvidos pelo Governo com o Povo, assim como os recursos naturais devem ser explorados de forma a trazerem benefícios para todos os moçambicanos.

“A energia que vocês usam vem de onde?’ questionou o Presidente, tendo obtido como resposta que vem (da provincia) de Tete. “Agora aqueles que querem ser outro pais de onde e' que irão trazer a energia que vão usar?”, interrogou.

Nyusi exortou a população de Morrumbala (e não só) a mobilizar-se para livrar-se da pobreza e disse que para que tal aconteça tem que se concentrar no aumento da produção e da produtividade e estar em paz.

Muitas coisas vão acontecer aqui em Morrumbala nos próximos cinco anos. Nos não queremos prometer coisas que não vamos fazer, queremos prometer coisas que de facto vão acontecer tanto em Morrumbala como em Tete, Gaza, Cabo Delgado, Inhambane e noutras províncias', disse Nyusi.

“Morrumbala, o vosso Presidente e' um só. Sou eu. A única condição para a atracção de investimentos e' trazer o desenvolvimento e consequentemente o almejado emprego para jovens e a paz”, disse Filipe Nyusi, repisando a necessidade da população concentrar-se na produção como única maneira de levar avante o distrito e a província da Zambézia, em geral.

O Chefe do Estado explicou que para o aumento da produção e da produtividade o Governo esta a trabalhar para a mecanização agrícola em parceria com o sector privado e criou os parques agrícolas para apoiar o sector familiar.

Em mensagem apresentada ao Presidente da Republica, a população pediu a asfaltagem da estrada que vai da zona de Nzero ate Morrumbala. Nyusi disse que o Governo esta a mobilizar fundos para a realização desta obra.

Os residentes de Morrumbala pediram ainda ao Chefe do Estado a asfaltagem das estradas da vila sede, o alargamento das redes de abastecimento de água, sanitária, de energia elétrica, bem como a construção de um instituto agrário e ampliação da ponte sobre o rio Save.