Imprensa

Nampula vai construir 50 novas escolas

10/05/2016 11:40
Nampula vai construir 50 novas escolas

O governo da província de Nampula, norte de Moçambique, prevê construir no presente ano cerca de cinquenta novas escolas, entre primárias e secundárias, para albergar um grosso número de alunos, incluindo os que presentemente estudam ao relento.

O facto foi anunciado esta segunda-feira pelo governador de Nampula, Victor Borges, no decurso da III sessão ordinária da Assembleia Provincial que decorre de hoje até a próxima quarta-feira.
A AIM soube, na ocasião, que com a construção destes estabelecimentos de ensino, o executivo de Victor Borges pretende promover um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente que possa garantir competências requeridas a nível de conhecimentos, habilidades e atitudes que respondam às necessidades de desenvolvimento humano.
“Com a construção de 50 novas escolas vamos aumentar o acesso a educação porque passaremos dos actuais 2.182 escolas para 2.232”, disse o governador, acrescentando que o governo vai alocar, no presente ano, cerca de 10 mil carteiras.
Em sede da Assembleia provincial, o governador da província mais populosa do país disse que, ano passado, o governo registou uma grande melhoria no sector da educação, principalmente na componente de mobiliário escolar, ao adquirir e alocar mais de 26 mil carteiras, contra 5 mil planificadas.
Todavia, os esforços empreendidos pelo governo de Nampula reduziu significativamente o número de crianças sem carteiras. Com alocação de 26.425 carteiras, um total de 105.700 alunos deixaram de estudar sentados no chão.
Em termos de grandes realizações efectuadas neste sector, ano passado, o governante destacou a conclusão de quatro novas escolas de ensino secundário nos distritos de Erati, Nacala-a-velha, Memba e cidade de Nampula. 
A fonte disse ainda que, em 2015, foi concluída a construção do Instituto de formação de professores de Nacololo, no distrito de Monapo, empreendimento que entrou em funcionamento no presente ano.