Imprensa

Nampula passa a contar com 12 fábricas de processamento de milho

30/10/2017 09:34
Nampula passa a contar com 12 fábricas de processamento de milho

A província setentrional moçambicana de Nampula passou a contar com 12 fábricas de processamento de milho de média dimensão, com a inauguração, este sábado, de mais uma unidade do género.

A fábrica é avaliada em dois milhões de dólares norte-americanos e tem a capacidade para processar 100 toneladas de milho por dia.
Trata-se de um investimento de empresa de capitais indianos, que se instalou na província de Nampula desde 2012.
Espera-se que o empreendimento empregue mais de 150 trabalhadores, maioritariamente moçambicanos.
A cerimónia de inauguração do empreendimento foi dirigida pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nysi.
Falando na ocasião, Nyusi instou os produtores a elevarem a qualidade e capacidade de produção agrícola para alimentar a indústria nacional de processamento de milho.
Aos produtores exigimos que aumentem e melhorem a qualidade dos produtos colhidos que servem de matéria-prima para as unidades de processamento, garantindo a uniformidade e tamanho de cereais que responda as normas exigidas internacionalmente, disse o Presidente da República, citado hoje pelo semanário domingo.
O Estadista disse que a fábrica tem a particularidade de materializar o que está plasmado nos documentos programáticos do seu Governo, “espelhando o nosso compromisso de tornar mais pujante o sector agrário, por ser a maior fonte de rendimento da nossa população.
Nyusi disse ainda que a instalação de fábricas de processamento faz parte dos planos do Governo na orientação de valores de produção agrícola e responde aos desafios do aumento da produtividade, bem como da agro-industrialização, elevando as capacidades de produção.