Nampula: STAE já recenseou perto de 95 mil eleitores
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), a nível da província nortenha de Nampula, já recenseou perto de 95 mil potenciais eleitores.
Na província mais populosa de Moçambique, o recenseamento eleitoral, que arrancou há sensivelmente dez dias, decorre em sete distritos autárquicos.
Com efeito, até 29 (quinta-feira) do mês em curso estavam já recenseados perto de 95 mil potenciais eleitores, distribuídos da seguinte forma: cidade de Nampula (24.328 eleitores); Monapo (17.207); Nacala - Porto (14.298); Angoche (13.094); Malema (12.485); Ribaué (7.679) e Ilha de Moçambique (5.382).
Os dados foram confirmados hoje `a AIM por Josina Taipo, do Gabinete de Comunicação e Imagem, do STAE, em Nampula.
Nos sete distritos, a província de Nampula projecta recensear 1.206.596 potenciais eleitores.
Entretanto, a Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Nampula denunciou, recentemente, alguns partidos e coligações por realizarem, ilegalmente, um recenseamento paralelo.
Na altura, a CPE de Nampula, através de Albertino Luís, alertou aos cidadãos para não entregarem cartões, nem fornecer dados eleitorais a pessoas alheias aos órgãos eleitorais.
O recenseamento também decorre em todas 53 autarquias de Moçambique e os órgãos eleitorais esperam recensear cerca de oito milhões potenciais eleitores. O recenseamento em curso é válido para as eleições autárquicas de Outubro deste ano.
Em 2019, haverá uma actualização em todo o território nacional e na diáspora, para as eleições gerais de 2019.