
Nampula: Presidente da República inaugura subestação de Namialo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura, hoje, a subestação de Namialo, no distrito de Meconta, província de Nampula.
Trata-se de uma infra-estrutura que vai aumentar a quantidade de energia eléctrica, na província.
A subestação a ser inaugurada, tem uma capacidade de 40 megawatts e custou dezanove milhões de dólares, pouco mais de 1.14 milhões de meticais, financiamento da Agência Japonesa para a Cooperação Internacional.
A construção de empreendimento iniciou em 2016, tendo sido concluído em Dezembro do ano passado.
O director regional norte de transmissão da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Felisberto Tomo, disse que com a entrada em funcionamento da subestação, vai melhor substancialmente a fiabilidade de energia eléctrica nos distritos da província e principalmente os de Muecate, Nacaroa, Meconta, Monapo, Ilha de Moçambique, Mossuril e Nacala-porto.
Vai também permitir a ligação eléctrica a vinte e cinco mil novos clientes.
Refira-se que a subestação de Namialo, já na sua segunda fase, será o ponto de recepção da projectada linha de transporte de energia Caia-Nacala, vista como uma solução para os problemas de fornecimento de energia eléctrico à região norte do país. (RM Nampula)