Imprensa

Na Assembleia Geral das ONU: Moçambique cimenta cooperação com quatro países

08/10/2019 08:42

Moçambique cimentou as relações de cooperação com Irlanda, Hungria, República Dominicana, Quirguistão, durante a sua participação na 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que teve lugar em Nova Iorque, em Setembro último.

O país esteve representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.

Falando à imprensa, hoje, minutos após desembarcar no Aeroporto Internacional de Maputo, Pacheco disse que o país rubricou acordos com a República Dominicana e o Quirguistão, visando estabelecer relações diplomáticas

Com a Irlanda e Hungria, Pacheco assinou memorandos de entendimento, que estabelecem sobretudo consultas político-diplomáticas.

"A avaliação que nós fazemos da nossa participação na 74ª (sessão) da Assembleia Geral (das Nações Unidas) é positivo, tendo em conta que conseguimos usar esta plataforma para fazer passar os desafios de Moçambique", vincou.

O ministro acrescentou que no evento, reforçou as políticas diplomáticas com as Nações Unidas, incluindo com os parceiros de cooperação participantes.

Disse ter reforçado a imagem do país, no concernente aos actuais desafios dos sectores chave, nomeadamente agricultura, energia, infra-estruturas e turismo.

Segundo Pacheco, são sectores que "de forma rápida podem dar resposta aos desafios económicos do nosso país".

Explicou que a escolha dos sectores chave não impede intervenções em outras áreas transversais, nomeadamente educação, saúde e desenvolvimento do capital humano.

"O nosso país está aberto em atrair investimentos, tanto públicos, como privados", vincou.
(AIM)