Imprensa

Município de Maputo aprova nova tarifa de transporte público

28/02/2018 10:00
Município de Maputo aprova nova tarifa de transporte público

O Conselho Municipal de Maputo (CMM) aprovou uma nova tarifa de transporte semi-colectivo de passageiros.

Um comunicado daquela edilidade enviada ontem a AIM indica que, para distâncias inferiores ou iguais a 10 quilómetros a tarifa passa dos actuais sete meticais (um dólar equivale a 62 meticais ao câmbio do dia) para 10 meticais.

Para distâncias superiores a 10 quilómetros e inferiores a 20 quilómetros, a tarifa passa dos actuais nove meticais para 12 meticais.

A fonte sublinha que as tarifas, ora aprovadas, entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (05 de Março).

No comunicado, o CMM adverte que não vai tolerar qualquer tipo de oportunismo por parte dos operadores, apelando aos munícipes para que denunciem junto às autoridades situações irregulares na aplicação das novas tarifas.

“O Conselho Municipal de Maputo antecipadamente agradece a colaboração de todos os munícipes e operadores na implementação deste novo sistema tarifário de transporte”, diz a nota.

Há sensivelmente um mês, o governo moçambicano entregou 38 autocarros a Federação Moçambicana de Transportadores Rodoviários (FEMATRO), que atribuiu aos operadores de transporte semi-colectivo de passageiros interurbanos nos municípios de Maputo e Matola, na região sul.