Imprensa

Mulheres aconselhadas a observar espaçamento adequado

31/10/2017 09:41
Mulheres aconselhadas a observar espaçamento adequado

A secretária permanente do Governo da província central de Tete, Lina Portugal, apela para que as mulheres moçambicanas deixem de ser transformadas em máquinas para gerar filhos e, para o efeito, urge observar um espaçamento adequado entre gestações.

Portugal fez o apelo durante a cerimónia de lançamento oficial da Semana Nacional da Saúde na província de Tete, onde as autoridades sanitárias prevêem abranger cerca de 435 mil crianças, dos zero aos cinco anos, com suplementação de Vitamina A e o antiparasitário mebendazol.
A Semana Nacional da Saúde reveste-se de extrema importância para a nossa população, porque serão prestados vários serviços para o bem dos cidadãos, sobretudo as crianças. Por isso, pedimos para que haja uma adesão massiva às unidades sanitárias e outros locais onde estarão as brigadas móveis para atender a todos, sublinhou.
Destacou a importância do planeamento familiar de modo a permitir um espaçamento adequado entre as gestações.
A mulher não é uma fábrica que todos os anos deve fabricar os filhos, porque isso afecta a saúde das crianças. As crianças devem crescer saudáveis. Por isso, vamos todos, papás e mamãs, fazer o planeamento familiar para evitar crianças ano após ano, como temos vindo a notar, disse Lina Portugal.
Referiu que a desnutrição crónica é outro problema que preocupa o governo de Tete, daí a necessidade de levar às crianças para receberem suplementos de Vitamina A e desparasitantes.
A fonte disse não fazer muito sentido a existência de um elevado número de casos de desnutrição, quando a província de Tete possui um elevado potencial para a produção de alimentos. Temos alimentos suficientes, mas o que nos falta é combinar o consumo desses alimentos, para que as nossas crianças não sejam afectadas por desnutrição.
Afirmou que a anemia é outro problema que deve ser encarado com a devida seriedade. Pedimos para que as crianças e adolescentes acorram às unidades sanitárias para serem administrados sal ferroso.
Explicou que são vários os serviços prestados pelas autoridades sanitárias naquela província, razão pela qual a população deveria procurar desfrutar da assistência médica disponível que é gratuita.
A secretária permanente também pediu a colaboração da população com as equipas da saúde, que estão devidamente identificadas, e evitar qualquer campanha de desinformação.
O registo de nascimento de crianças é outro serviço que será prestado durante a Semana Nacional da Saúde. Para o efeito, Sulemane Mamad Ali, representante do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, destacou a importância do registo de todas as crianças, porque é um direito consagrado na Constituição da República.
Segundo o chefe do Departamento da Saúde Pública, em Tete, Alex Bertil, a campanha de vacinação conta com um efectivo de 1.500 técnicos, integrados em 233 equipas fixas e móveis que foram enviadas para todos os distritos.