Moçambique vai fornecer energia eléctrica ao Lesotho
A Empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) e a Lesotho Electricity Company (LEC) assinaram hoje, em Maputo, um memorando através que qual Moçambique vai passar a fornecer energia àquele reino montanhoso.
Assinaram o memorando o Presidente de Conselho da Administração (PCA) da EDM, Mateus Magala e director-geral da LEC, Tankiso Motsoikha.
Falando minutos após a assinatura do acordo, Magala disse que a EDM vai passar a fornecer a partir de 1 de Janeiro próximo 90 megawatts de energia à LEC que deverá resultar numa receita de cerca de 12 milhões de dólares por ano.
Na ocasião fez questão de frisar que o mais importante do acordo não são os números monetários que vamos arrecadar, mas sim a cooperação e a parceria com o nosso irmão Lesotho, na busca de soluções para o desenvolvimento do nosso país.
Magalo referiu ainda que nós estamos a procura de soluções sustentáveis para podermos energizar economias, porque sem energia não há desenvolvimento.
O director-geral da LEC, por seu turno, vincou que o acordo tem um significado particular para o Lesotho, porque vai permitir importar uma energia sustentável e segura de Moçambique através da EDM.
É um acordo justo. Estamos satisfeitos e continuaremos a cooperar com Moçambique. Por isso, o Lesotho quer de Moçambique por meio da EDM, ter sempre uma proposta que seja sustentável e que permita manter a nossa relação de amizade, acrescentou.
Moçambique tem vindo a cooperar com Lesotho na área de energia desde 2008, e de acordo com o PCA da EDM, o país vai continuar a trabalhar com aquele reino montanhoso fornecendo energia de qualidade e mais barata. Aliás, a energia é um meio para atingir o desenvolvimento de um país.
O director do operador de mercado da EDM, Adérito Sousa, explicou a importância do acordo para Moçambique, explicando que vai permitir assegurar uma maior integração regional, arrecadar receitas em moeda externa e uma maior cooperação com os países da região Austral, a semelhança do Lesotho.
Refira-se que Moçambique possui acordos para o fornecimento de energia para alguns países da África Austral entre os quais se destaca a vizinha África do Sul.
Moçambique goza de enormes vantagens comparativas na produção de energia eléctrica pelo facto de possuir um elevado potencial para o aproveitamento do seu potencial hídrico, bem como vastas reservas de gás natural.
Ademais, Moçambique possui vários projectos ambiciosos para a produção de electricidade, alguns dos quais se encontram em banho-maria devido a falta de um comprador firme como é o caso da Barragem de Mpanda Nkwa.
(AIM)