Moçambique vai contar com museu de comunicações
Moçambique vai contar, brevemente, com um museu de comunicações, o primeiro do género no país. Para o efeito, foi assinado um memorando de entendimento hoje, em Maputo, entre o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), Sociedade de Notícias, o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, a Ordem dos Engenheiros e as empresas públicas Correios de Moçambique, Telecomunicações de Moçambique e Rádio Moçambique.
Após o memorando de entendimento, foi criada uma comissão que deverá prosseguir com os passos subsequentes para a construção do Museu, incluindo o lançamento do concurso público para as obras. Enquanto isso, decorrem as actividades para identificar o local para a construção do museu.
Falando durante o evento, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, explicou que o museu vai contribuir para a conservação e registo do património nacional, bem como suprir uma grande lacuna no conhecimento da história e evolução do sector das comunicações do país.
É nossa expectativa que a implantação do museu prossiga com os objectivos de proporcionar um local de encontro cultural sobre as comunicações em Moçambique, projectando uma visão do passado, presente e do futuro, afirmou o governante.
Explicou ainda que o museu deve expandir a exposição e conservação do património nacional através de programas culturais lúdicos.
Referiu que deve ser dada uma atenção especial aos estudantes de diversos níveis de ensino e áreas de formação, transformando-os em agentes propagadores da preservação da memória de vários conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos.
Destacou o papel dos museus no processo de retenção de conhecimentos relacionados com a história das comunicações em Moçambique, afirmando que regra geral, conservam diferentes acervos e objectos que em algum momento fizeram a história da sociedade.
Para o efeito, o museu deverá ser apetrechado de peças que registam todas as épocas e recursos usados historicamente nas comunicações em Moçambique.
O Museu das comunicações deve ser capaz de fornecer respostas sobre como é que a sociedade moçambicana tem vindo a se comunicar, desde o surgimento das suas primeiras civilizações, acrescentou
Destacou ainda que o novo museu vai ajudar os jovens e gerações vindouras a compreender a história das comunicações no país, promover a divulgação das novas tecnologias associadas ao sector das comunicações, bem como servir de suporte à promoção e conhecimento do património histórico.
(AIM)